O brincar como um modo de ser e estar no mundo

No livro Porta Aberta da FTD – 1º ano, contém  uma indicação de Projeto com sucata.

Jogos diversos com sucata

Os principais objetivos são resgatar jogos da comunidade local, estabelecer laços de  sociabilidade, levar o educando a partilhar objetos, espaços, valores, conhecimentos significativos e negociar conflitos e disputas, entre outros.

Porque trabalhar com este projeto?

Segundo Borba, Ângela Meyer. In O brincar como um modo de ser e estar no mundo,p.43 (Orientações para crianças de 6 anos) MEC. , A brincadeira é um lugar de construção de culturas fundado nas interações sociais entre crianças. É também suporte da sociabilidade. O desejo de brincar com o outro, de estar e fazer coisas com o outro, é a principal razão que leva as crianças a se engajarem em grupos de pares. Para brincar juntas, necessitam construir e manter um espaço interativo de ações coordenadas, o que envolve a partilha de objetos, espaços, valores, conhecimentos significativos e a negociação de conflitos e disputas. Nesse contexto, as crianças estabelecem laços de sociabilidade e constroem sentimentos e atitudes de solidariedade e de amizade.

Materiais a serem utilizados: Caixas, garrafas pet, latas vazias de extrato de tomate, tubos de papel, tampinhas, caixas de ovos vazias, esponja de lavar louça, prendedor de roupa, latinha de refrigerante, cabide, entre outros.

Garrafas Pet para jogos

Jogo da velha com latas e caixinhas

Garrafas pet com bolinhas de gude

Jogo dos Números

O Projeto é interdisciplinar, visto que poderá ser utilizado na Matemática (Coleta de dados, contagem, tabulação registro em gráficos), Português ( Elaboração e registro das regras dos jogos), História e Geografia (experiência Social e Cultural do Brincar ao longo do tempo), Ciências Naturais ( Reciclagem de materiais reutilizáveis),

Indicações de Jogos a serem construídos: Classificação, sequência com latas numeradas de 1 à 10, esponja para fazer dados, tampa da caixa de sapato, como base para jogo de tubos, caixa de sapato para colocar um objeto dentro e fazer a atividade da surpresa,latas de extrato para montagem de gráficos e tabulação,produzir um papa-bola, jogo da velha com tampas de caixas de sapato, prendedor de roupa para fazer uma joaninha, cabide para fazer uma balança, Latas para batucada, garrafas numeradas para jogos diversos, entre outros jogos.

Bom Jogo e Boa aprendizagem para Todos

Indicação : Professora Carmen Gelezauskas

Fonte : Livro de Alfabetização Matemática – 1º Ano – FTD

 

Sua opinião é importante, comente!